Compêndio de Teologia Moral

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Compêndio de Teologia Moral de Santo Afonso Maria de Ligório

Caríssimos irmãos em Cristo,

Temos a enorme alegria em anunciar que a primeira campanha da Editora Rumo à Santidade que consiste na tradução, revisão, impressão e entrega do Compêndio de Teologia Moral de Santo Afonso Maria de Ligório escrito pelo Venerável Giuseppe Frassinetti foi finalizada em dezembro de 2021 e o livro se encontra em pronta-entrega em nosso estoque. Sim, é isso mesmo: a obra-prima do Doutor Zelosíssimo foi resumida por outro grande homem de Deus a caminho dos altares!

Curiosidades sobre o Compêndio de Teologia Moral

 

Em uma carta de 15 de julho de 1755, o sábio Pontífice Bento XIV declarou que a Teologia Moral era de muito grande utilidade e encontrara o aplauso universal: utilissimum et probatissimum. Compêndio começou a ser redigido um tempo depois, mais precisamente em 1865 e foi concluído no ano seguinte. Temos convicção de que todos os elogios destinados à obra magna de Santo Afonso podem ser repetidos à belíssima síntese, feita pelo irmão de Santa Paula Frassinetti, que quando lançada se tornou um estrondoso sucesso.

As matérias do Compêndio de Teologia Moral são expostas, de maneira resumida, com método, clareza e assertividade, seguindo a estrita ordem da Teologia Moral. Sabemos que o caminho do céu é o caminho dos mandamentos, “caminho apertado”, disse Nosso Senhor, que deve ser trilhado por todos que se querem salvar. O diretor espiritual deve manter esse caminho tal qual Deus o fez, sem alargá-lo nem estreitá-lo. Alargando-o sem se importar com as leis, relaxa as rédeas para as paixões e leva à perdição; estreitando-o com leis que não existem, impõe aos fiéis um jugo intolerável e os afasta do serviço de Deus.

Pensando nisso, o autor do Compêndio escreveu seu magnífico trabalho a fim de que os iniciantes pudessem ter uma acessível introdução ao estudo da Teologia Moral, bem como os progredidos já instruídos na doutrina tivessem à mão um livro para consulta rápida, recordando as lições aprendidas e dirimindo as questões da consciência sem tantos pormenores, que poderiam ser aprofundadas em outro momento.

As controvérsias no campo moral são importantíssimas. É preciso notar que muitas leis, por causa da fraqueza do nosso espírito, parecem-nos duvidosas ou mais ou menos prováveis. A título ilustrativo, Deus proíbe o homicídio, isto é certo; mas não haverá circunstâncias em que a sociedade, ou até o indivíduo, possa dar a morte sem transgredir a lei divina? E até onde é que se estende essa lei com relação aos sentimentos e aos atos que se referem mais ou menos ao homicídio? Sobre todos os preceitos do Decálogo, sobre todas as leis da Igreja, pode-se fazer uma multidão de perguntas, que dão lugar a milhares de casos de consciência. Em todos esses casos, há razões de crer que existe uma lei, e, por conseguinte, uma obrigação; há também razões de crer que ela não existe, e que por isso o homem permanece livre. Sobre que princípio se apoiar para se decidir a favor da lei ou a favor da liberdade?

Santo Afonso, que recebeu de Deus espírito lúcido, memória tenaz, juízo reto e bom senso prático, dedicou-se a esclarecer essas intrincadas disputas. Como homem de oração, obteve do céu aquela prudência sobrenatural que Deus recusa aos sábios deste mundo, mas que concede de boa vontade aos humildes. O Venerável Giuseppe, ao beber dessa fonte, realizou um prodígio: reduziu a quantidade de água sem a perda das qualidades da nascente! É a Cristo, que ambos recorrem, pois n’Ele “estão escondidos todos os mistérios da sabedoria e da ciência” (Cl 2,3).

As palavras, que o Doutor Zelosíssimo utiliza para explicar seus motivos ao escrever a Teologia Moral, podem ser aplicadas ao Venerável Giuseppe:

“Não escrevi [a Teologia Moral] para me granjear reputação de sábio, mas para a glória de Deus e a salvação das almas. Escrevi contra os autores muito fáceis, e eles não me regatearam lamúrias nem desprezos. Eu o fiz para não ver a moral cristã afrouxada por essa liberdade sem freio de opiniões que Alexandre VII reprovou denominando-a «opinião inteiramente contrária à simplicidade evangélica». Escrevi igualmente contra os autores demasiado rígidos, para não ver as consciências manietadas e as almas em perigo de se perder pelas exigências de um injusto rigorismo”.

Por fim, citamos Nosso Senhor que no Sermão da Montanha declarou: “Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus” (Mt 5,19).

Ao contribuir com esse projeto, você se insere nessa torrente de graça, que sai do costado aberto de Cristo pela lança do soldado e se derrama sobre o mundo, “porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção” (Sl 129,7).

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